Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

Seminário Regional da Defesa Civil SC abrange quase 100 municípios com evento em São Miguel do Oeste

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina realizou o II Seminário Regional em São Miguel do Oeste. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 14, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O encontro abrange os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). Nos dias 17 e 18 de julho, o trabalho continua com reunião do colegiado de Defesa Civil e oficinas.

Ao todo, sete regiões já receberam o Seminário levando informação para quase 100 municípios. A reunião de trabalho começou em maio deste ano e abrangeu as regiões de Canoinhas, Maravilha, Chapecó, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e agora São Miguel do Oeste. A meta da Defesa Civil SC é alcançar todo o Estado até setembro deste ano.

Com o tema "A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro", as palestras abordam a prevenção e respostas aos desastres. Neste sentido, o prefeito do município de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, lembrou o vendaval que ocorreu na semana passada e atingiu quase 300 famílias. Ele agradeceu a resposta rápida da Defesa Civil Estadual. "E essa gestão de crise a gente só alcança com planejamento, debates e conhecimento que é o que estamos fazendo hoje neste Seminário", ressalta.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destacou que uma crise bem administrada deixa de ser um desastre. "E isso ocorreu em São Miguel do Oeste e outras regiões atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Defesa Civil não é uma fábrica de Leis, mas um sistema integrado entre os municípios, Estado, União e cidadão. Cada um tem seus deveres e responsabilidades para contribuir na prevenção", enfatiza.

No evento de hoje foram realizadas palestras com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais. Além do secretário Moratelli que apresentou o sistema de Proteção e Defesa Civil, o diretor de Resposta aos Desastres, Anderson Ciotta, e o gerente de Monitoramento e Alerta da diretoria de Prevenção também abordaram a gestão de riscos e desastres.

Fonte www.defesacivil.sc.gov.b

Outras Notícias

Premiação Logotipo Escola Municipal de Música Capinzal SC

Premiação Logotipo Escola Municipal de Música A logotipo da Escola Municipal de Música foi criada pela aluna de Ball...

Menino cria dispositivo pra salvar crianças trancadas em carros

Um menino de 10 anos inventou um dispositivo capaz de salvar crianças de morrer por falta de ventilação dentro do car...

Supla fala sobre crise política e diz que já pensou em se candidatar

O cantor Supla se apresentou em Itapetininga (SP) na noite desta sexta-feira (16) e levou seu autêntico rock com letr...

Link de Acesso para baixar A Era do Rádio na Play Store

Link de Acesso para baixar A Era do Rádio na Play Store https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cr53...

Ouça A Era do Rádio Também pelo Aplicativo RadiosNet

Ouça A Era do Rádio Também pelo Aplicativo RadiosNet