Notícias
Guterres pede mais ação pelo clima e cita onda de calor na Europa
  • Guterres pede mais ação pelo clima e cita onda de calor na Europa

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e os ministros das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, e da China, Wang Yi, divulgaram declaração conjunta pedindo ações contra a mudança climática, em sessão hoje (29), em paralelo à reunião do G20, em Osaka, no Japão.

Na reunião, Guterres alertou para a "situação difícil" na ação climática, e agradeceu os compromissos de França e China com o Acordo de Paris sobre o clima em prol de uma abordagem multilateral da questão.

António Guterres disse que a situação atual está pior do que o esperado. Ele apontou exemplos como a onda de calor na Europa, as secas e as tempestades. Para o secretário-geral, é preciso um impulso na vontade política, no momento em que as mudanças climáticas ocorrem mais depressa do que a ação para travá-la.

Guterres disse estar claro que deve ser limitado o aumento da temperatura a 1,5ºC até o final do século. O chefe da ONU afirmou ainda que é preciso um aumento significativo na ambição em áreas como mitigação, adaptação e recursos para o clima.

Ele defendeu os esforços para ajudar a alcançar a meta de US$ 100 bilhões por ano dos setores privado e público para apoiar os países em desenvolvimento, por meio do Fundo Verde para o Clima.

Guterres destacou ainda que a Cúpula do Clima em setembro, em Nova York, vai acontecer um ano antes da revisão dos compromissos sobre as contribuições determinadas pelos países. Para ele, essas medidas serão absolutamente decisivas para aumentar a ambição antes da COP25 no Chile.

Acordo no G20
No contexto da cúpula do G20, os líderes das principais economias mundiais acordaram neste sábado (29) em fechar um pacto sobre a mudança climática, semelhante ao firmado em 2018.

"Teremos um texto semelhante ao da Argentina, uma declaração 19+1", informou a chefe de governo da Alemanha, Angela Merkel, aludindo também ao fato de que, mais uma vez, os Estados Unidos se recusam a participar.

O país alega aceitar a determinação dos demais 19 membros do grupo em combater a mudança climática, porém sem se comprometer, acrescentou Merkel.

Fonte: agenciabrasil.ebc

29/06/2019/ 18:34:37
Outras Notícias
  • Estamos em manutenção
Estamos em manutenção
29/06/2020/ 20:44:34

Breve novo site.Obrigado pela compreensão.

  • São João se adequam ao cenário de pandemia
São João se adequam ao cenário de pandemia
10/06/2020/ 09:26:19

A pandemia do novo coronavírus não poupou até mesmo as tradicionais festas juninas, que movimentam a economia de diversas cidades do país. Os eventos em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que disputam o título de maior São João do mundo, não vão ocorrer presencialmente e os organizadores dessas festas se esforçam p...

  • Senado aprova suspender reajuste de remédios e planos de saúde
Senado aprova suspender reajuste de remédios e planos de saúde
03/06/2020/ 08:46:14

O ajuste anual de preços de medicamentos e de planos e seguros privados de saúde pode ser suspenso durante a pandemia de coronavírus. O Senado aprovou nesta terça-feira (2), com 71 votos a favor e 2 contrários, o PL 1.542/2020, do senador Eduardo Braga (MDB-AM). A proposta segue para a Câmara dos...

  • Bandeira tarifária verde será mantida no ano inteiro, anuncia ANEEL
Bandeira tarifária verde será mantida no ano inteiro, anuncia ANEEL
31/05/2020/ 19:26:34

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira tarifária verde durante todo o ano de 2020. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26/5), em Reunião Pública da Diretoria da ANEEL. Isso significa que as contas não devem ficar mais caras até o ano que vem. Normalmente, as bandeiras amarela e v...