Notícias
Gestão financeira para escolas pode melhorar desempenho e reduzir a inadimplência
  • Gestão financeira para escolas pode melhorar desempenho e reduzir a inadimplência

Dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que o Brasil encerrou 2018 com 4,41% de consumidores com contas em atraso a mais em comparação com o ano anterior, sendo a maior elevação dos últimos sete anos. Entre os setores da economia que são impactados frequentemente pelo problema está o educacional.

Para Marcelo Barroso, diretor da CLATHE Consultoria Empresarial, empresa que realiza a gestão financeira para escolas e demais instituições de ensino, os educadores que desejam minimizar o problema têm a tecnologia como grande aliada.


Para ele, a inadimplência escolar é muitas vezes causada por motivos passíveis de serem rapidamente eliminados, como o não recebimento da fatura de cobrança pelos pais, ou a falta de um controle efetivo dos recebimentos.

"Muitas escolas ainda hoje recebem os pagamentos em cheques enviados nas agendas dos alunos, depois levados pessoalmente ao banco, além de emitirem nota de cobrança de mensalidade e ou realizarem cadastros manualmente. Isso, além de dar morosidade ao processo financeiro da escola, e riscos de não recebimento de mensalidades, coloca os educadores submersos em tarefas operacionais ao invés da coordenação e execução das atividades pedagógicas da escola. Ou seja, a automação também pode impactar no melhor no desempenho da equipe pedagógica", destaca o especialista.

Dicas aos educadores:

Para quem optar pelo uso da tecnologia para dinamizar os processos de cobrança escolares, Barroso indica a contratação de uma gestão financeira para escolas. Ele destaca alguns benefícios, como:

1) um serviço de cobrança automatizado é capaz de gerar ações assertivas sobre as pendências financeiras da escola, pois possuem sistemas operacionais para serem implementados na estruturação de contas a receber, emissão das notas fiscais, controle dos recebimentos, análise do desempenho dos negócios e projeção dos fluxos de caixa para subsidiar decisões da diretoria, em um processo eletrônico das rotinas gerenciais e financeiras da instituição.

2) A automação escolar facilita a vida de pais de alunos na tarefa de lembrar do pagamento das mensalidades ou mesmo efetivar o pagamento de forma online e muito mais ágil.

"A tecnologia elimina diversos gargalos. Por exemplo, a diretoria pode estabelecer que os pais recebam os boletos por canais eletrônicos, como SMS ou WhatsApp, com vários dias de antecedência, aparecendo também automaticamente no sistema do banco que eles utilizam. Após a confirmação do pagamento pelo sistema, a nota fiscal pode ser enviada automaticamente para os pais, e a escola recebe o relatório com os status dos pagamentos. Um processo simples, que não acontece em grande parte das instituições", explica.

3) O especialista explica ainda que a estruturação de um sistema de gestão financeira escolar admite opções como pagamento em débito automático por meio de meios de pagamento inovadores e mais dinâmicos.

"Além de evitar riscos e prevenir erros, isso colabora para uma imagem de seriedade e de organização da escola", frisa.

Sobre a CLATHE Consultoria Empresarial:

A CLATHE Consultoria Empresarial é uma empresa especializada em gestão financeira para escolas e pequenas e médias empresas, em serviços de faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária, gestão de contratos e integração contábil. Mais informações em https://clathe.com/



Website: https://clathe.com/

22/07/2019/ 16:48:18
Outras Notícias
  • Estamos em manutenção
Estamos em manutenção
29/06/2020/ 20:44:34

Breve novo site.Obrigado pela compreensão.

  • São João se adequam ao cenário de pandemia
São João se adequam ao cenário de pandemia
10/06/2020/ 09:26:19

A pandemia do novo coronavírus não poupou até mesmo as tradicionais festas juninas, que movimentam a economia de diversas cidades do país. Os eventos em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que disputam o título de maior São João do mundo, não vão ocorrer presencialmente e os organizadores dessas festas se esforçam p...

  • Senado aprova suspender reajuste de remédios e planos de saúde
Senado aprova suspender reajuste de remédios e planos de saúde
03/06/2020/ 08:46:14

O ajuste anual de preços de medicamentos e de planos e seguros privados de saúde pode ser suspenso durante a pandemia de coronavírus. O Senado aprovou nesta terça-feira (2), com 71 votos a favor e 2 contrários, o PL 1.542/2020, do senador Eduardo Braga (MDB-AM). A proposta segue para a Câmara dos...

  • Bandeira tarifária verde será mantida no ano inteiro, anuncia ANEEL
Bandeira tarifária verde será mantida no ano inteiro, anuncia ANEEL
31/05/2020/ 19:26:34

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira tarifária verde durante todo o ano de 2020. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26/5), em Reunião Pública da Diretoria da ANEEL. Isso significa que as contas não devem ficar mais caras até o ano que vem. Normalmente, as bandeiras amarela e v...